A coleção é composta por fotografias que retratam municípios mineiros com suas características físicas, naturais e sua população
Nelson Coelho de SennaA coleção é composta por fotografias que retratam municípios mineiros com suas características físicas, naturais e sua população
Nelson Coelho de SennaA Coleção é formada por fotografias de estudantes da Escola de Ouro Preto do Curso de Humanidades.
João Bart Silva AraújoA coleção é composta por fotografias de estações ferroviárias, pontes, viadutos, quadros, igrejas, teatro, chafariz e quartel
João de Almeida FerberO acervo compõe-se de fotografias de familiares e amigos. Destaca-se Rotilio Manduca o personagem do escritor Guimarães Rosa.
Emília Teixeira de CarvalhoO fundo está organizado em seis séries que abrangem documentos textuais, recortes de jornais, mapas e fotografias que registram a trajetória de Dermeval José Pimenta tanto no que se refere à sua vida pessoal quanto às suas realizações como profissional e intelectual. O acervo textual é composto, em sua maioria, por documentos referentes à sua trajetória profissional tais como discursos, correspondências, atas, relatórios, processos e recortes de jornais referentes a sua passagem pela Secretaria de Viação e Obras Públicas, Rede Mineira de Viação, Companhia Vale do Rio Doce e Acesita. Há, também, uma variedade de documentos produzidos ao longo de sua trajetória intelectual como pesquisas genealógicas e biográficas, memórias da atividade mineradora e de instituições culturais, como o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e o Conselho Estadual de Cultura, e discursos pronunciados em eventos acadêmicos e empresariais. Os documentos iconográficos são compostos por cerca de mil seiscentas fotografias que registram a atividade mineradora - extração, transporte, maquinário e siderurgia - eventos políticos e sociais, viagens, visitas técnicas e de inspeção e lembranças pessoais. Há, também, duzentos slides que mostram cidades e locais de destaque na História de Minas Gerais no período colonial e que apresentam os “Caminhos de Minas Gerais” que integram a Estrada Real. A maior parte das imagens abrange as décadas de 50 a 70, período de grande investimento na produção da indústria nacional de base. O acervo possui, ainda, gráficos e mapas referentes à produção e exportação de minério e à Estrada de Ferro Vitória-Minas.
Dermeval José PimentaA coleção é composta por fotografias de visitas de Getúlio Vargas a Minas Gerais. O Presidente aparece acompanhado por Benedito Valadares, Gustavo Capanema, Marechal Dutra e Outros, durante manobras militares, inaugurações, desfiles, festas e discursos.
Documentos Textuais: Correspondência de natureza pessoal e política. São documentos referentes a negócios, impostos, colégio dos filhos, título de eleitor, passaporte, testamento, dossiês diversos, artigos de jornais, discursos, monografias, panfletos, volantes, folhetos, revistas, jornais referentes à campanha política, ao seu governo, à revoltas e revoluções, à campanha nacionalista, cartas, cartões, telegramas de cunho político, de pedido de favor, de agradecimento, de solidariedade e apoio. Relatórios administrativos, pareceres, exposições, processos, projetos de lei, estudos sobre nacionalização, resoluções. Homenagens póstumas e as comemorações do centenário de seu nascimento.
Fotografia: Da mesma forma que a documentação textual, o acervo retrata a vida familiar, a trajetória política e as comemorações do centenário de nascimento do titular.
Filmes: Viagem do Presidente Arthur Bernardes ao Rio em campanha política, posse na Presidência da República, recepção do Príncipe herdeiro da Itália, Humberto de Savoia, viagem do Príncipe à Bahia, posse do Presidente Mello Vianna na Presidência do Estado de Minas, banquete oferecido ao presidente do Chile no Copacabana Palace no Rio de Janeiro.
Mapas: Estudos sobre áreas militares e revoltas nas regiões de Goiás e Mato Grosso.
Arthur da Silva Bernardes