Relatórios policiais, recortes de jornais e correspondências policiais sobre a inimizade entre reitor da Universidade de Itaúna (UI) e deputado federal, passeatas e atos públicos, dispensa do reitor e de professor da UI, autuação de policial suspeito de contrabando, violência policial, suspeito de estelionato, greve de fome de presos da cadeia pública, apreensão de veículos, pedido de cassação do prefeito, boletins de ocorrências e correspondências policiais sobre vendas de figurinhas e álbuns, material explosivo.
Dossiês sobre professores, subversão, homicídio, desfile de homens nus, recolhimento de arma e sobre irregularidades cometidas em inquérito de representação de empresa de mineração por delegado de Itaúna (MG); Correspondências policiais acerca de ofício enviado por major sobre "traição à revolução de 1964" ao reitor da Universidade de Itaúna (MG); Correspondências policiais sobre corrupção, movimento estudantil, comunismo, policiais, furto, greves e jogos de azar em Itaúna (MG).
Documentos de organização, correspondências, atos normativos, ordens de serviço, relatórios, materiais apreendidos, fichas de identificação e recortes de jornais referentes ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Correspondências policiais, material de propaganda e relatórios policiais sobre a ação de suspeitos e investigações diversas. Contém informações sobre a Frente Ampla e comunicações de investigadores acerca de um movimento de emancipação do triângulo mineiro.
Atestados e requisição informando antecedentes políticos e sociais de indivíduos suspeitos de práticas subversivas. Entre os indivíduos registrados predominam estudantes, candidatos a cargos políticos sob a legenda do Partido Comunista e outros partidos considerados de esquerda, assinantes e colaboradores de jornais comunistas e integrantes da Guerrilha do Caparaó e de outras organizações político-militares.
Listas de nomes, documentos de empresas, recortes de periódicos, depoimento, documentos de organização e documentos pessoais referentes à sucursal mineira do Jornal e suas relações com o Partido Comunista. A pasta contém documentos financeiros, anúncios e projetos desse jornal. Apresenta estruturação e lista de presença de um"Curso Médio", provavelmente promovido pelo Partido, certificados do seminário promovido pela Sociedade de Antropologia de Minas Gerais e diretrizes de atuação nos diversos setores do Partido enviadas às organizações de base do Estado além de relatórios fornecidos pelas bases do Partido instaladas na capital.