Dossiê para coleta e difusão de informações sobre indivíduos e organizações suspeitos de subversão, antecedentes políticos e sociais e investigações diversas ocorridas no município.
Correspondências policiais referentes a organizações consideradas marxistas leninistas e pessoas consideradas subversivas, recortes dos jornais 'Folha de São Paulo', 'Brasópolis', 'Jornal do Brasil', 'Estado de São Paulo', 'O Globo', 'Diário de Minas”, 'Folha de São Paulo” e 'Diário de Notícias” relativos às chamadas organizações subversivas, soviéticos, comunismo e socialismo no Brasil, China e Europa, fotocópia de texto sobre “Tesis sobre la estrutura, los métodos y la acción de los partidos comunistas”, revista 'Manchete'.
Listas de nomes, documentos pessoais, material de propaganda, documentos de organizações e correspondências pessoais referentes a realidade sócio-econômica brasileira, a influência do imperialismo na região nordeste e ao I Congresso Nacional dos Lavradores e Trabalhadores Agrícolas. Os documentos tratam também do Partido Comunista, cursos ministrados para a divulgação das idéias comunistas, o apoio dado por este ao movimento feminino, a estimativa de seus associados em Minas Gerais e a campanha para regularização desenvolvida por seus membros. A pasta apresenta o folheto"Discurso Pronunciado na Solenidade de Despedida dos Doutorandos de 1961 da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil" e o livro"Curso 3 - Formação Teórica e Política: II - A Realidade brasileira" (Sem autoria, s/d).