Correspondências policiais sobre uso de tóxicos, presos, professores, contrabando, subversão, comunismo, antecedentes políticos e sociais e corrupção em Diamantina (MG); Recortes de jornais sobre vereadores e sobre fazendeiros em Diamantina (MG); Dossiês sobre homem francês suspeito de agressão e sobre professora subversiva em Diamantina (MG).
Recortes de periódicos, correspondências policiais, relatórios policiais, correspondências pessoais, correspondências oficiais, listas de nomes, ficha de identificação, depoimentos, documentos processuais, material de propaganda, fotografias, documentos pessoais e requisições. A pasta investiga brasileiros e estrangeiros suspeitos de adesão aos países do"Eixo" e trata de indivíduos suspeitos de serem espiões nazistas ou fascistas. Informa sobre conflitos entre indivíduos de opiniões contrárias a respeito da Segunda Guerra Mundial. Contém a revista"Vida Policial" (1942, 1), e os folhetos"As imposições de Versalhes ao Povo Alemão","A palavra do chanceler Hitler e a América" e"O discurso de Adolf Hitler".
Correspondências policiais. A pasta trata da Ação Integralista Brasileira (AIB): investigação sobre indivíduos suspeitos, fechamento de núcleo e apreensão de objetos.
Correspondências oficiais, correspondências policiais, documentos processuais, depoimentos, ficha de identificação e relatórios policiais. A pasta trata de investigações acerca de comércio de sal, açúcar e querosene.
Relatório policial e documentos de empresa referentes a visita do embaixador norte-americano a capital para divulgação da"Aliança para o Progresso". O patrulhamento da visita, os locais visitados pelo embaixador e as propostas de desenvolvimento econômicos e sociais são abordados na pasta.