Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1710-1966 (Creation)
Level of description
Extent and medium
- Iconográfico: 91 fotografias;
- Cartográfico: 32 plantas, projetos, prospectos e catálogos;
- Textual: 2,77 metros lineares.
Context area
Name of creator
Biographical history
João Pinheiro da Silva nasceu no Serro (MG) no dia 16 de dezembro de 1860 e faleceu em 25 de outubro de 1908, na cidade de Belo Horizonte (MG).
Diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1887. Paralelamente aos estudos, dedicou-se a outras atividades, como o jornalismo, o magistério e a política. João Pinheiro mudou-se para Ouro Preto, local onde estabeleceu um escritório de advocacia. Na cidade, foi um dos organizadores do Clube Republicano e, em julho de 1888, liderou a organização do primeiro Partido Republicano Mineiro, passando a dirigir o seu jornal o movimento.
Em 1889, candidatou-se ao cargo de Deputado Provincial. No ano seguinte, foi nomeado, pelo Governo Provisório, Secretário do Estado de Minas Gerais. Foi o primeiro Vice-Governador do Estado de Minas Gerais, no governo de Cesário Alvim. Em fevereiro de 1890, substituiu este último na direção do Governo Mineiro e permaneceu no cargo até julho do mesmo ano, quando renunciou. Após deixar o governo, elegeu-se Deputado Federal e foi escolhido representante de Minas na primeira Assembléia Constituinte Republicana.
No ano de 1899, assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Caeté e exerceu também a função de Agente Executivo nesta mesma cidade. Em 1903, presidiu o primeiro Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais. No ano de 1904, foi eleito para o Senado Federal, cargo que exerceu por pouco tempo, pois em 1906, tornou-se Presidente de Minas Gerais.
Como presidente, dedicou-se principalmente às tarefas administrativas, buscando por em prática as estratégias que julgava apropriadas para tirar Minas da situação de estagnação econômica em que se encontrava. Empenhou-se também na solução das questões políticas, sociais e educacionais do estado. Deu início à reforma do ensino primário e técnico-profissional, criou a Escola Normal de Belo Horizonte e fundou o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
- O acervo é composto por recibos, cadernos escolares, cartas, bilhetes, telegramas, discursos, poemas, dossiês, artigos, estatutos de sociedades filantrópicas, relatórios sobre cooperativas mineiras, entre outros.
- As fotografias retratam momentos de sua família, paisagens mineiras e fábrica de cerâmica fundada e dirigida por João Pinheiro.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
- Os documentos encontram-se organizados em 11 (onze) séries:
-
- Documentos pessoais;
-
- Correspondência;
-
- Produção intelectual;
-
- Diversos;
-
- Documentos complementares;
-
- Recortes de jornais;
-
- Folhetos;
-
- Jornais;
-
- Livros;
-
- Plantas, projetos, prospectos e catálogos;
-
- Fotografias.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
A pesquisa é feita através da documentação original. As fotografias encontram-se digitalizadas e são consultadas por meio de sistema informatizado de pesquisa.
Conditions governing reproduction
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
A documentação foi doada ao Arquivo Público Mineiro (APM) por Israel Pinheiro. A organização do acervo foi feita pela Fundação João Pinheiro sob a coordenação da professora Maria Juscelina de Faria e a colaboração de funcionários do APM e da FJP.