Fundo SC - Secretaria de Governo da Capitania

Identity area

Reference code

BR MGAPM SC

Title

Secretaria de Governo da Capitania

Date(s)

  • 1720-1821 (Creation)

Level of description

Fundo

Extent and medium

Textual: 45,0 metros lineares: 406 livros e 125 caixas. Cartográfico: 16 mapas.

Context area

Name of creator

(1720-1821)

Administrative history

Ao Secretário de Governo cabia “obrar na expedição dos negócios e ter em boa forma os papéis e ordens que forem tocantes a seu serviço, melhoras e conservação das conquistas”.

Era responsável por: registro de cartas patentes, provisões de ofícios, despachos diversos, assentamento de sesmarias, lançamentos de homenagens, etc.

Tinha sob sua responsabilidade os livros da Secretaria, separando os de registro de ordens vindas de Portugal dos registros de ordens passadas na Capitania.

Elaborava listas de controle do efetivo de soldados e oficiais, conferindo-os quando passadas as tropas em revista.

Recebia ordens complementares que lhes atribuíam outras competências, além das previstas no Regimento de 1712.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Os documentos foram produzidos por autoridades do Reino, da Colônia e da Capitania de Minas Gerais. Compreende instruções do Conselho Ultramarino, alvarás, arrematações, atestados, atos régios e do governo da capitania, avisos, bandos, cartas patentes, cartas de sesmarias, cartas régias, cartas do Secretário de Estado e do governador, cartas de nomeação, certidões, decretos, despachos, editais, fianças, ofícios, informações, instruções, leis, ordens, petições, portarias, provisões, regimentos, representações, requerimentos, resoluções, rogatórias, termos, obrigações e autos de assistência. Refere-se a assuntos eclesiásticos, catequese, administração diamantina de Abaeté, descobertas, doações, Fazenda Real, forças militares, posses de autoridades, prisões, escravos e quilombos, desordens (quilombolas e índios), lojas e ofícios e mascateação.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

  • Os documentos estão ordenados cronologicamente conforme as seguintes séries:
  • 1 - Correspondência, atos régios, legislação, sesmarias, registros de despachos, requerimentos, certidões e pareceres.
  • 2 - Cartografia.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Acessível por microfilme ou a partir do acervo digitalizado.

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

    Language and script notes

    Physical characteristics and technical requirements

    Finding aids

    RAPM ano XXVIII, 1977, RAPM ano I fascículo I-janeiro a março de 1896. RAPM ano XXXVII, 1988. Inventário do Fundo Seção Colonial. Inventário do Fundo Secretaria de Governo.

    Allied materials area

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Related descriptions

    Notes area

    Alternative identifier(s)

    Access points

    Place access points

    Name access points

    Description control area

    Description identifier

    Institution identifier

    Rules and/or conventions used

    Status

    Level of detail

    Partial

    Dates of creation revision deletion

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Accession area